sábado, 8 de janeiro de 2011

Considerações iniciais-Cael


"Na Unidade Curricular Concepção e Avaliação em Elearning, o estudante é enquadrado na problemática da concepção de cursos de e-learning à luz dos referenciais sobre o design instrucional e da análise de modelos de avaliação da qualidade no universo da formação online. O estudante deve aprender a definir princípios e processos de avaliação da formação em cursos online, identificando indicadores relevantes para a aferição da qualidade destes nas suas várias vertentes. Pretende-se ainda, por outro lado, analisar a problemática da avaliação mas na sua perspectiva pedagógica, designadamente a avaliação das aprendizagens em contextos de formação online, seus fundamentos, suas modalidades, instrumentos e estratégias." (Amante, 2010)
retirado de : http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/book/view.php?id=684041&chapterid=316971


"Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:

Ao nível da concepção/avaliação dos cursos,

- Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning;

- Fazer o levantamento do conjunto de factores que determinam a qualidade dos cursos online;

- Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento de cursos online;

- Analisar e fundamentar um modelo/instrumento de avaliação de cursos online;

Ao nível da avaliação pedagógica,

- Caracterizar perspectivas e processos de avaliação das aprendizagens em contexto online;

- Identificar diferentes modalidades e instrumentos de avaliação de aprendizagens em contexto online. "(Amante, 2010)

retirado de http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/book/view.php?id=684041&chapterid=316981
Roteiro de Conteúdos:
"Tema 1
A qualidade no ensino e aprendizagem em contexto online: Uma teia de factores.

Tema 2
Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online.

Tema 3
Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online.

Tema 4
Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto online."

retirado de
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/book/view.php?id=684041&chapterid=317051

Este blog está organizado por actividades e para cada actividade existem 3 entradas, uma correspondente à apresentação do tema, descrição dos objectivos, o que fazer (instruções para cada actividade) e o que foi feito (minha reflexão sobre a actividade), outra referente à minha participação no fórum relativo a cada actividade, ainda uma relativa à compilaçãoo dos trabalhos realizados pelos colegas (para grupar todas as informações pertinentes e relevantes). Existe ainda um post relativo às considerações iniciais e uma reflexão final. Do lado direito, foi colocada a bibliografia recomendada e a complementar.

Sem comentários:

Enviar um comentário