sábado, 8 de janeiro de 2011

Actividade - 2

Tema 2 - Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online
Objectivo:

"A Actividade 2 tem como objectivo caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento/avaliação da qualidade de cursos online."

Competências a desenvolver:

  • Caracterizar diferentes propostas de desenvolvimento/avaliação da qualidade de cursos online.
  • Identificar fundamentos subjacentes a modelos de avaliação de cursos online.

--------------------------------------------------------------------------------------------

O que fazer?

1º ) Constituição de pequenos grupos (3/4 elementos) e selecção de um dos textos indicados em Recursos;

2º) Leitura e análise do texto escolhido, tendo em vista realizar uma síntese que foque os seus principais aspectos, caracterizando a proposta de modelo/avaliação da qualidade de cursos online;

3º ) Apresentação ao grupo turma dos trabalhos desenvolvidos no forum Actividade 2;

Apresentação no Forum da Actividade 2 até ao dia 30 de Novembro

4º) Discussão geral do grupo turma tendo em vista identificar pontos convergentes e divergentes no conjunto dos textos apresentados.

Discussão em forum entre dias 1 a 04 de Dezembro

Recursos:

ACHTEMEIER, Sue D.; MORRIS, Libby, V.; FINNEGAN, Catherine L. (2003) "Considerations for Developing Evaluations of Online Courses". JALN 7, Issue 1.
http://www.edtechpolicy.org/ArchivedWebsites/Articles/ConsiderationsDevelopingEvaluations.pdf
CARR-CHELLMAN, Allison & DUCHASTEL, Philip (2000) "The ideal online course". British Journal of Educational Technology, Vol 31, Nº3 (229-241).
http://www.personal.psu.edu/users/k/h/khk122/woty/F2FHybridOnline/Carr-Chellaman%202000.pdf

HERRINGTON, Anthony; HERRINGTON, Jan; OLIVER, Ron; STONEY, Sue & WILLIS, Jackie (2001) "Quality Guidelines for online Courses:The Development of an Instrument to Audit Online Units" In G. Kennedy, M. Keppell, C. McNaught & T. Petrovic (Eds.) Meeting at the crossroads: Proceedings of ASCILITE 2001 (pp 263-270).

TINKER, Robert (2001) "E-learning Quality: The Concord Model for Learning from a Distance"NASSP Bulletin, Vol. 85, No. 628, 36-46

HOLSAPPLE, Clyde. W. & LEE-POST Anita (2006) "Defining, Assessing, and promoting E-learning Sucess: An information systems perspective". Decision Sciences Journal of Innovative Education, Vol.4 Nº1 (pp 67-85)

------------------------------------------------------------------------------------------------

O que foi feito?

No âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, participei com os colegas Fernando Faria, Marcus Vinicius e Marina Moleirinho na análise, reflexão,discussão e elaboração da síntese do artigo "The ideal online course", de Allison CARR-CHELLMAN & Philip DUCHASTEL.

Inicialmente, para que a equipa pudesse ser identificada pela turma, escolhemos um nome- Van Gogh.
Cada elemento do grupo procedeu a uma leitura individual do artigo acima referido, seguindo-se a elaboração do resumo. Foi feita uma divisão do texto em partes iguais e cada elemento do grupo escolheu uma (1- Abstract, Introduction,2-What is an online course? e 3-Why online courses?-Telma). e procedeu à tradução Recorremos ao Googledoc para colocar os resumos que cada elemento do grupo elaborou e de forma colaborativa procedemos a pequenos ajustes no referido documento.

Quanto à síntese, foi elaborada a partir do resumo e com recurso ao PowerPoint. Utilizámos a troca de mensagens de correio electrónico (e-mail) para a marcação dos vários encontros e o Googletalk para troca de ideias e pequenos ajustes ao nível da formatação do PowerPoint.
Todas as decisões e opções foram sempre tomadas em conjunto pelos vários elementos do grupo
.

Depois de concluída a apresentação optámos por disponibilizá-la online recorrendo para isso à aplicação Slideshare. Em seguida apresento e dispobibilizo o produto resultante desta actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário