sábado, 8 de janeiro de 2011

Actividade - 1

Tema1: A qualidade no ensino aprendizagem em contexto online: uma teia de factores

Objectivo:

"A Actividade 1 tem como objectivo a análise de perspectivas sobre a qualidade em e-Learning, procurando constituir "um pano de fundo" onde emergem questões e factores a considerar na sua avaliação".

Competências a desenvolver:

•Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning;
•Fazer o levantamento do conjunto de factores que determinam a qualidade dos cursos online.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

O que fazer?

1º ) Leitura geral dos textos: "Approaches to E-learning quality Assessment" e "Reflections on Teaching and Learning Online: Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective".

2º ) Divisão dos textos pela turma para tradução;

3º) Junção dos contributos individuais e revisão global dos textos pela turma, tendo em vista apresentar a sua versão final;

Apresentação no Forum da Actividade 1 até ao dia 10 de Novembro

4º) Identificação, por cada um dos alunos, a partir dos textos, do conjunto de factores apontados como responsáveis pelo sucesso/qualidade dos cursos online;

5º) Discussão geral do grupo/ turma tendo por base o ponto anterior.

Discussão em forum entre dias 11 a 15 de Novembro


Bibliografia:

PENNA, Maria Pietronilla & STARA, Vera (2008) "Approaches to E-learning quality Assessment". http://isdm.univ-tln.fr/PDF/isdm32/isdm_pietronilla.pdf

WISENBERG, Faye & STACEY, Elizabeth (2005) "Reflections on teaching and Learning Online:Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective". Distance Education Vol.26, Nº3, (385-404). http://casat.unr.edu/docs/Weisenberg2005.pdf

-----------------------------------------------------------------------------------------------
O que foi feito?

No âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, participei na actividade em grande grupo-a turma, cujo objectivo foi elaborar uma tradução sobre a temática abordada nos artigos acima referidos e posteriormente a partir dos textos, apresentar no fórum oconjunto de fatores apontados como responsáveis pelo sucesso/qualidade de cursos online.


Inicialmente, cada elemento da turma elaborou a tradução de uma parte dos artigos, e colocou-a no wiki , que foi criado para esse efeito e posteriormente contribuiu para a construção do Documento final. A tarefa revelou-se mais complicada devido ao grande número de elementos que estavam a participar e aos timings de cada um. Houve uma boa coordenação por parte de todos quantos participaram na actividade. Apresentei ainda no fórum Actividade 1 os factores responsáveis pelo sucesso/qualidade de cursos online.

Relativamente à tradução do texto : Reflections on Teaching and Learning Online: Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective de Faye Weisenberg e Elizabeth Stacey da Universidade de Calgary, no Canadá, assumi a tradução da página 3.





Página 3

Cursos envolvidos no projeto de troca foram os seguintes:
● Universidade de Calgary, Canadá
- Desenvolvimento de Carreira em ambientes organizacionais
- Questões Multiculturais na Educação de Adultos
● Universidade Deakin, na Austrália
- Mídia, Texto e tecnologias na Educação Aberta ea Distância
- Ensinar e Aprender com a Comunicação Mediada por Computador



Enquanto o enriquecimento dos alunos e professores de ensino / aprendizagem em muitas experiências
maneiras, este curso piloto partilha também revelou um certo número de questões institucionais
relacionadas com a melhor forma de apoiar este tipo de abordagem de ensino distribuído, a fim de
maximizar os benefícios para alunos e docentes tanto. Este artigo se baseia
mais sobre o segundo objetivo do Memorando de Entendimento, para engajar os membros do corpo docente mútuo
intercâmbios, a fim de ampliar as oportunidades de pesquisa e desenvolvimento em ambos os
instituições, e reflecte as possibilidades comparativas deste relacionamento acadêmico.
O método analítico com a discussão registrou que serviu como base para
Neste trabalho não se destinava a imitar uma metodologia de pesquisa, mas foi usado como um
marco para explorar questões importantes que foram observados como comuns no ensino online
na Austrália e no Canadá. Estas questões foram analisadas a partir do 'autores
perspectivas cruzadas global, e foram, então, informou por meio de extensas busca
a literatura sobre aprendizagem e ensino on-line, que também explora as questões levantadas.
O primeiro artigo discute cada uma das três principais programas de design e problemas de entrega
que surgiram durante a discussão inicial em 2001 e, em seguida discorre sobre como
cada um está ligado ao problema essencial da qualidade do apoio institucional necessário
para esta iniciativa de sucesso. Grande parte desta discussão é apoiada pela
avaliação global dessa partilha curso-piloto realizado pelos autores
(Wiesenberg & Stacey, 2001).

Sem comentários:

Enviar um comentário