sábado, 8 de janeiro de 2011

Actividade - 4

Tema 4 - Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto de formação online

Objectivo:
"A actividade 4 tem como objectivo proporcionar uma análise, reflexão e discussão sobre as modalidades/estratégias, instrumentos e actividades que têm vindo a emergir na literatura sobre avaliação das aprendizagens em contextos de educação/formação online."



Competências a desenvolver:

- Definir e fundamentar diferentes modalidades, instrumentos e actividades de avaliação de aprendizagens em contexto online.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
O que fazer?

1) Constituição livre dos grupos

2) Selecção do texto a trabalhar

3) Apresentação de um Power Point sobre a abordagem do tema com base nos textos em estudo

Apresentação no Forum da Actividade 4 até ao dia 22 de Janeiro

Discussão na turma entre dias 23 e 30 de Janeiro

Recursos de Aprendizagem

BArrett, H (200). "White Paper: Researching Electronic Portfolios and Learner Engagement". In Journal of Adolescent and Adult Literacy (JAAL-International Reading Association). http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.123.1428&rep=rep1&type=pdf


CATHERINE, McLoughlin; LUCA, Joe (2001) Quality in online delivery: What does it Mean for assessment in E-learning Environments? ASCILITE 2001 Conference proceedings.
http://ascilite.org.au/conferences/melbourne01/pdf/papers/mcloughlinc2.pdf


HAMMOND, Michael (2005) “A review of recent papers on online discussion in teaching and learning in higher education” Journal of Asynchronous Learning Networks. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.109.1716&rep=rep1&type=pdf


MASON, Robin; PEGLER, Chris & WELLER Martin (2004) "E-Portfolios: an assessment tool for online courses" British Journal of Educational Technology, Vol 35 Nº6 (717-727)
http://www.sarasotaintranet.usf.edu/ir/Documents/DistanceLearning/mason.pdf


VONDERWELL, Selma.; LIANG, Xin & ALDERMAN, Kay (2007) "Asynchronous Discussions and assessment in Online Learning" Journal of Research on Technology in Education; Spring 2007; 39, 3; ProQuest Education Journals, pg. 309

http://eric.ed.gov/PDFS/EJ768879.pdf


-------------------------------------------------------------------------------------------------
O que foi feito?


No âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, participei com os colegas Fernando Faria, Marco Freitas e Marina Moleirinho na análise, reflexão, discussão e elaboração da síntese do artigo "Quality in online delivery: What does it Mean for assessment in E-learning Environments?", de Catherine McLoughlin e Joe Luca.

Inicialmente, cada elemento do grupo procedeu a uma leitura individual do artigo acima referido, depois dividimos o artigo em partes iguais e a pares iniciámos a síntese. Eu e o Marco ficámos com a 1ª parte e o Fernando e a Marina com a 2ª parte.
Para a marcação dos vários encontros, utilizámos a troca de mensagens de correio electrónico (e-mail), o Googletalk e o Msn.
A apresentação electrónica (PowerPoint), foi construída com recurso à ferramenta colaborativa online disponível no GoogleDocs para criação colaborativa da apresentação , uma vez que todos estavam familiarizados com a mesma e possibilita a criação conjunta dos diapositivos.
Todas as dúvidas, decisões e opções foram sempre tomadas em conjunto pelos vários elementos do grupo, que se empenharam afincadamente para chegar ao produto final.
Depois de concluída a apresentação optámos por disponibilizá-la online recorrendo para isso à aplicação Slideshare. Em seguida apresento e disponibilizo a apresentação electrónica resultante desta actividade.




Sem comentários:

Enviar um comentário