sábado, 8 de janeiro de 2011

Actividade 3- Debate

Debate Actividade 3

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Mensagens colocadas no fórum de debate relativo à Actividade 3.

Avaliar a quantidade?
por Telma Jesus - Quinta, 30 Dezembro 2010, 00:18
Olá Helena e Colegas,

Também cheguei tarde e poderei estar em "desvantagem" como descreve a Mariana mas, perante este debate tão interessante quero deixar o meu contributo.

Após algum tempo destinado às leituras das vossas contribuições, estive a reflectir e....penso que todas as questões relacionadas com a avaliação são de extrema importância desde critérios, parâmetros, instrumentos, entre outros.

Avaliar a qualidade e a quantidade não são tarefas fáceis. Gostaria de saber qual a vossa opinião acerca da possibilidade de melhorar as classificações e os resultados obtidos perante o fornecimento de determinado feedback por parte de um e-professor num curso online. Não será esta uma das grandes vantagens de um curso online? Desta forma, os alunos nunca optariam pela "avaliação pelos mínimos" e recorreriam à liberdade de poder construir mais conhecimento e melhorar os seus resultados.

Até já,

Telma

------------------------------------------------------------------------------------------------

Critérios de avaliação de e-portfolios
por Telma Jesus - Quinta, 30 Dezembro 2010, 01:28
Olá Maria João, Marina e Colegas,

li atentamente a mensagem da colega Marina e concordo com tudo o que referiu. Um e-professor deve à partida estar disponível para as várias mudanças de práticas avaliativas. Na minha opinião, as boas práticas devem sempre ser mantidas, quanto às menos boas devem ser alteradas, adaptadas e inovadoras tendo em conta o tipo de cursos ministrados e o perfil dos alunos que os frequenta. Regras rígidas devem ser evitadas. A liberdade que é facultada ao aluno para participar em todo o processo contribui em larga escala para a melhoria da qualidade deste tipo de cursos. Relativamente aos e-portfólios devem ser o espelho de todas as aprendizagens realizadas pelo aluno e são um excelente repositório de conhecimentos e conteúdos. Quanto à sua avaliação, são necessários critérios bem definidos que irã contribuir para a qualidade e riqueza dos conteúdos lá abordados.

Boas reflexões.

Telma
------------------------------------------------------------------------------------------------

momentos de intervenção/avaliação
por Telma Jesus - Sexta, 31 Dezembro 2010, 00:26
Olá Ana,

penso que além da "intervenção do professor no trabalho por fases" e da referencia a pontos fortes e fracos num trabalho ou projecto, o ideal seria melhorar essa mesma actividade, projecto ou trabalho, alvo de uma avaliação, de acordo com os comentários e feedback emanados pelo professor, além de melhorar ainda, a qualidade dos trabalhos subsequentes.

Até já,

Telma
-------------------------------------------------------------------------------------------------
tornar objectivo o subjectivo
por Telma Jesus - Sexta, 31 Dezembro 2010, 00:38
Olá Margarida e Colegas,

Também considero a colaboração um factor muito importante e em grupo conseguimos de facto aprender mais e melhor. A partilha de ideias e conhecimentos, a ajuda mútua e por fim o produto final, são espelho de que o grupo funcionou e isso reflecte-se nos produtos finais apresentados, normalmente a uma Turma ou outros . Eu penso que a avaliação e a classificação do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos não deve ser uma tarefa difícil, é sim morosa e com alguma complexidade.

Até já,

Telma

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário