sábado, 8 de janeiro de 2011

Actividade 2 - Debate

Debate Actividade 2

Mensagens colocadas no fórum de debate relativo à Actividade 2.

As diferentes perspectivas presentes nos vários artigos
por Telma Jesus - Domingo, 5 Dezembro 2010, 23:50
Olá Colegas,

relativamente às variáveis referidas pelo Marcus, saliento que no artigo "The ideal online course" é feita uma abordagem ao guia do estudo. Se pensarmos bem, este guia de estudo poderá ser o nosso contrato de aprendizagem.

Até já,

Telma Jesus
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As diferentes perspectivas presentes nos vários artigos
por Telma Jesus - Segunda, 6 Dezembro 2010, 23:18
Olá a todos,

Após proceder a uma leitura dos vários resumos/sínteses dos artigos trabalhados por cada grupo, deixo aqui o meu contributo:

O artigo que foi trabalhado pelo grupo Van Gogh, do qual fiz parte e cujo título é “ The Ideal Online Course”, reflecte o principal aspecto comum a todos os artigos-eleborar um curso online de sucesso.

Cada artigo apresenta sob diferentes perspectivas (umas diferentes/divergentes e outras semelhantes/convergentes), aspectos a ter em conta para a criação de um curso online (com profundidade de análise diferente). Todos os artigos focam que a Web é o meio para a disponibilização dos cursos e a Internet é o meio para aceder aos cursos online. A partir do momento em que esses cursos são construídos e disponibilizados online, presenciamos um alargamento das fronteiras das universidades e consequentemente aumento exponencial do número de alunos. Os cursos online são constituídos pela disponibilização de materiais e pela realização de actividades educativas. A Avaliação reflecte, quer o trabalho dos alunos, quer o trabalho dos professores. A motivação dos professores e alunos também contribui para o sucesso destes cursos. As universidades conseguem mais facilmente suportar os custos inerentes a este tipo de cursos.

O sucesso dos cursos online reside na não transposição dos cursos e do ensino presencial para os cursos online. Para melhor compreender o funcionamento destes cursos existem aspectos a ser tidos em conta, nomeadamente a preparação do curso online e posteriormente a sua execução. A qualidade e eficiência dos cursos dependem de uma avaliação externa. A promoção de cursos online de qualidade deve ser uma realidade para as universidades.

As regras devem estar bem definidas e os objectivos devem ser claros e combinados com a avaliação, as estratégias de ensino que devem ser uma constante e a avaliação contínua das actividades, de forma a serem conhecidos todos os pormenores em relação a um curso online. O feedback do professor relativamente a cada actividade é de extrema importância, permitindo ao aluno, saber se a sua aprendizagem está a decorrer da melhor forma e caminhando para o sucesso.

No final do curso e com o intuito de melhorar a sua qualidade pode ser aplicado um questionário aos alunos ou formandos de forma a referenciar os aspectos bem conseguidos e menos bem conseguidos no curso online, para concluir acerca dos aspectos que devem ser melhorados em determinados cursos.

Deve ser considerado um módulo de adaptação ao ambiente online de forma a ajudar a execução dos cursos online e torná-los mais eficazes. Além disso a disponibilização de um guião de estudo contribui em larga escala para o sucesso destes cursos.

A forma como são elaboradas as actividades e os fóruns, distribuídos os conteúdos e feita a avaliação são o espelho daquilo que são os cursos. Os cursos online, proporcionam uma aprendizagem mais flexível, apresentam taxas de abandono quase nulas, o que reflecte também a sua qualidade.

Os cursos online envolvem as tecnologias mais recentes, devem permitir a construção de comunidades de aprendizagem eficazes e possibilitar quer a comunicação síncrona, quer a assíncrona entre os intervenientes neste tipo de processo de ensino.

No artigo “E-learning quality: the concord model”, evidencia 3 modelos diferentes de cursos online. O modelo concord, modelo por correspondência e o modelo palestra online, cada um com as suas características e especificidades.

O artigo “Considerations for developing evaluations of online couses”, foca mais o aspecto da avaliação da qualidade dos cursos online, referindo 7 aspectos relacionados com as boas práticas de ensino e aprendizagem. É ainda abordado neste artigo alguns princípios de ensino eficaz num curso online e alguns aspectos a ter em conta na produção de instrumentos de avaliação. Finalmente, a avaliação de um curso online deve ser precedida da avaliação dos alunos e das aprendizagens. No final do curso online é recomendado que se proceda a uma avaliação dos cursos que decorrem em ambientes online por forma a proceder a proceder a alterações com o objectivo de melhorar os cursos.

O artigo “Quality guidelines for online courses” foca aspectos relacionados com as pedagogias, os recursos utilizados nos cursos online e estratégias de disponibilização destes cursos.Neste artigo, a qualidade do curso assenta tarefas autênticas e cativantes, nos recursos disponibilizados que devem ser acessíveis, precisos e ricos, recorrendo aos média. O interface e a disponibilização assumem um papel importante. A comunicação entre alunos e professores contribui para a qualidade do ensino. A acessibilidade dos materiais e dos recursos, bem como o plano de aprendizagem fazem incrementar a qualidade de um curso. Por último, são focados os 10 elementos para incrementar a eficiência da aprendizagem online.

O artigo” Defining assessing and promoting e-learning success”, foca o impacto do e-learning relativamente às oportunidades, aos estilos, ambientes, resultados de aprendizagem e práticas educativas, Todas as iniciativas de e-learning devem ser testadas e avaliadas, através da análise do processo e dos resultados obtidos pelos alunos. Os aspectos a ter em conta na implementação de cursos online são muito importantes.

Por último, o artigo “ The ideal online course”, foca os aspectos a ter em conta na construção de um curso online de sucesso. Prevê a elaboração prévia do projecto e o seu design é considerado como um todo, englobando quer os conteúdos quer as tecnologias a utilizar. As inúmeras razões para a construção de cursos online também contribuem para que os mesmos sejam de qualidade. É necessário promover e publicitar este tipo de cursos. A construção de um guia de estudo online, onde estão incluídos os conteúdos, a estrutura do curso e as actividades a realizar faz com que os resultados dos alunos que frequentam estes cursos sejam de sucesso. Neste guia de descrição clara, incluem-se os objectivos de aprendizagem, os recursos de aprendizagem, trabalhos e projectos a elaborar pelos alunos e os respectivos critérios de avaliação. Quanto às actividades quando são propostas, são acompanhadas de instruções detalhadas, claras, equilibradas e adaptadas ao curso. Os professores estão presentes e manifestam a sua disponibilidade. Para que o aluno não tenha uma adaptação difícil ao curso e não se identifique com ele, são realizadas palestras online.

Até já,

Telma


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