sábado, 8 de janeiro de 2011

Actividade 4- Debate

Minha resposta à mensagem da Colega Paula
Discussões assíncronas e avaliação
por Telma Jesus - Sexta, 28 Janeiro 2011, 12:40
Olá Paula e Colegas,

realmente esse trabalho revela-se bastante interessante. A participação assíncrona nas discussões não é tarefa fácil para os e-alunos e para os e-professores. Se por um lado, os alunos deparam-se com um elevado número de mensagens que convém ler, por outro, se não o fizerem, pode ocorrer uma repetição do conteúdo e serem penalizados na avaliação.

Na minha opinião, a existência de um moderador (normalmente é o professor) pode contribuir para uma orientação ao nível das participações.

De acordo com as novas teorias, o aluno desempenha um papel mais activo, participativo, cooperativo, colaborativo, reflexivo e autónomo, permitindo-lhe participar em comunidades de aprendizagem e construir o seu próprio conhecimento, invertendo desta forma, o tradicional papel desempenhado nos tradicionais modelos de ensino.

O envolvimento do aluno é muito importante e reflecte-se no número de participações nas discussões assíncronas. O tipo de actividade, os conteúdos que são abordados, a estrutura do próprio debate, o facto de existir ou não um moderador, a detenção por parte do professor de competências anunciadas nas boas práticas de avaliação em ambientes online, a motivação do aluno para a aprendizagem e o seu domínio relativamente à construção do seu conhecimento, além de outros factores de ordem pessoal e profissional, faz com que a sua participação seja demonstrada de forma variável e não linear.

Relativamente ao número de publicações, uma participação activa e assídua,pode ter efeitos negativos, intimidando alguns alunos, que podem sentir-se oprimidos pela quantidade, por vezes excessiva de informações colocadas nas discussões assíncronas pelos seus pares. Será que este fenómeno influência grandemente as várias desistências/abandono relativamente a algumas actividades planificadas pelos professores? Será que este fenómeno pode levar, ao abandono do curso? Será que a colocação de limites sobre a participação dos alunos será solução para este problema?

São muitos se's. Penso que a definição de estratégias de envolvimento dos alunos menos assíduos poderá ser uma solução para este problema. Os professores que leccionam em ambientes online poderão em conjunto definir estratégias conducentes à não desistência por parte dos alunos.

Quantos de nós já se depararam com um(a) colega que deixou de participar nas actividades ou nas discussões ou no curso ou simplesmente desapareceu.

Vamos reflectir um pouco sobre estas questões e evitar o abandono dos cursos e apostar numa efectiva e colaborativa construção do conhecimento e de comunidades de aprendizagem.

Até já,

Telma

-------------------------------------------------------------------------------------

Minha resposta à mensagem da Colega Maria João
Discussões assíncronas e avaliação
por Telma Jesus - Sexta, 28 Janeiro 2011, 12:57

Olá Maria João e Colegas,

eu prefiro a algaraviada. Ainda que um aluno não goste, não queira, ou não consiga participar de forma assídua numa discussão, certamente que beneficiará da leitura dos comentários dos colegas e de certeza que estará a contribuir para a construção do seu próprio conhecimento.

De facto, gostaria de dispor de mais tempo para me dedicar às leituras das mensagens colocadas no fórum ou outras discussões, mas nem sempre é possível. Partilho da tua opinião quando referes que "sou das que gosta de ler todas as mensagens, por vezes até mais que uma vez".

Sou defensora dos fóruns abertos e das mais-valias que daí possam advir.Considero muito importante a possibilidade de voltar a ler mais tarde alguns comentários elaborados numa determinada UC.

Penso que seria interessante voltar a "abrir" as várias disciplinas que compõem este mestrado e aferir acerca dos nossos comentários.

Até já,

Telma
--------------------------------------------------------------------------------------------
Discussões assíncronas - número de e-alunos por e-actividade?
por Telma Jesus - Sábado, 29 Janeiro 2011, 10:58

Olá a Todos,

uma vez que, todos nós temos conhecimento de que os nossos professores, ao longo deste mestrado, têm desenvolvido numerosas estratégias para que as nossas discussões assíncronas decorram da melhor forma, encontrei esta bibliografia que comprova isso mesmo.

Deixo aqui um link que poderá ser interessante, uma vez que nos apresenta "alternative ways to design and facilitate online asynchronous discussions in the context of an online Master program in curriculum and instructional technology at a large university" e afirma que os " students use a variety of strategies more conducive to the generation of innovative ideas, authentic conversations and motivation to participate"(Baran & Correia, 2010).

http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/141/98

Até já,

Telma

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Minha resposta à Colega Juliana
Discussões assíncronas e avaliação
por Telma Jesus - Sábado, 29 Janeiro 2011, 20:47

Olá Juliana,

Já me questionei várias vezes acerca deste assunto e conclui o seguinte:

Os critérios estão bem definidos quanto às participações nos fóruns de discussão. Um aluno que apenas faz referência à leitura de todas as mensagens sem enriquecer, sem dar o seu contributo, ou concluir algo acerca de um ou vários temas debatidos, trará certamente algumas dificuldades (ou não) ao professor quando este proceder à avaliação da sua participação. Quanto aos alunos que não participam, mesmo que apresentem uma razão bastante válida, ficará sempre ao critério do professor encontrar uma solução para o problema ou concordar com uma solução proposta pelo aluno (flexibilidade).

Até já,

Telma
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
exposição na web / rigor científico
por Telma Jesus - Terça, 25 Janeiro 2011, 23:46
Olá a todos,

Estou de acordo com as mensagens dos colegas Cecília e APedro. Não nos podemos esquecer de que estamos a trabalhar em ambiente online e que os intervenientes no processo ensino/aprendizagem devem adaptar-se a essa realidade.

O ensino passa a ser centrado no aluno e não no professor. São necessárias práticas inovadoras e flexíveis por parte dos professores, e é necessário também, adoptar novas estratégias.

A qualidade da avaliação online representa uma grande preocupação. A tecnologia que se encontra em constante evolução também influencia a qualidade do ensino e da avaliação.

A avaliação que decorre em contexto online, permite aos alunos assumirem um papel mais participativo e activo, inserindo-se em comunidades de aprendizagem e manifestando atitudes autónomas, responsáveis e de auto-controlo e auto-direccionadas.

A construção do conhecimento resulta de uma planificação de actividades eficiente, que promova o rigor científico e da participação na elaboração de recursos acessíveis a toda a comunidade online.

À partida só a utilização das TIC implica mudanças nas práticas pedagógicas que vão originar novas formas de aprendizagem e novas práticas de avaliação inovadoras. Perante todas estas mudanças, é necessário implementar orientação pedagógica para que os profissionais de ensino online, que muitas vezes se debatem com várias dificuldades inerentes ao contexto em que se inserem.

Cabe aos e-professores e designers instrucionais possibilitarem uma abordagem ao currículo inovadora, que possibilite aos alunos monitorizar o seu progresso e perante o feedback regular recebido dos professores, melhorar o seu desempenho, a sua performance, a sua avaliação e ir muito além da construção do conhecimento.

Para Spector não existe uma melhor abordagem, uma teoria perfeita ou uma solução final e de acordo com Sfaard não existe um projecto único ou perspectiva, deve sim, adaptar-se a construção e design de um projecto de ambientes de aprendizagem de tecnologia avançada às necessidades dos alunos .

Até já,

Telma
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
transparência, aprendizagem e avaliação
por Telma Jesus - Sábado, 29 Janeiro 2011, 15:19

Olá Professora e Colegas,

após a leitura das várias mensagens colocadas neste espaço e ter verificado como alguns colegas referiram, que "já estou atrasada", e posso ver comprometida a minha avaliação, vou tentar intervir da melhor forma evitando repetições.

Relativamente ao comentário realizado pela Professora, enquadra-se perfeitamente no tema que temos vindo a debater quanto ao papel do e-professor e às discussões que são realizadas através dos fóruns. A intervenção da professora situou-se no campo do resumo das intervenções dos alunos e no esclarecimento de alguns pontos menos focados ou que suscitaram dúvidas numa altura em que o debate já vai longo e as intervenções multiplicam-se.

Penso que esta intervenção orientou-nos e motivou-nos para continuar a debater estes temas.

Se um e-professor verificar que determinado tema ou conteúdo não foi abordado na discussão, então, pode sempre redigir uma mensagem e a partir dela fluirão comentários acerca do mesmo.

A forma como é dada liberdade aos alunos para participarem no debate contribui grandemente para uma efectiva produção de conhecimento e uma partilha de opiniões.

Até já,

Telma

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Intervenções do e-professor
por Telma Jesus - Domingo, 30 Janeiro 2011, 14:46

Olá Colegas,

esta discussão está cada vez mais interessante e concordo plenamente com as vossas intervenções recentes. Relativamente à timidez focada pelos colegas, penso que este tipo de cursos se adequa a alunos com esse perfil, e pode inclusivé levá-los a uma participação mais activa e consciente, a uma reflexão constante, evidenciando assim competências que de outra forma não aconteceria. Penso que as razões que poderão levar a uma desistência ou abandono terão outra origem. Por vezes, a ausência de um colega aquando da realização de uma actividade, pode complicar o desenvolvimento da própria actividade, especialmente quando se trata de trabalho em grupo. Lá está, temos que ter consciência de que não o podemos, nem devemos fazer.

Até já,

Telma

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Intervenções do e-professor
por Telma Jesus - Domingo, 30 Janeiro 2011, 16:10
Olá a Todos,

no seguimento destas intervenções, lembrei-me de uma página que li relativamente ao e-professor.

O e-professor deve envolver os seus e-alunos no "desenvolvimento dos seus próprios processos de aprendizagem."

No ensino online, o e-professor não recorre à sua prática expositiva, mas sim a práticas que recorrem à escrita. A escrita está na base de todas as interacções entre os alunos e os professores, e entre os alunos. Uma das exigências do e-professor que refere este documento, entre outras, é "o tom emocional afável".

Como poderá o e-professor demonstrar este "tom" num fórum de discussão assíncrona? Será realçando as contribuições positivas? Será colocando questões que possam despoletar e centrar a discussão?

Fica aqui o link: http://www.medeia.org/book/export/html/21


Até já,

Telma

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Minha resposta à colega Marina
Intervenções do e-professor
por Telma Jesus - Segunda, 31 Janeiro 2011, 09:32
Olá Marina,

concordo contigo. Todos os aspectos que focaste, é-nos possível na prática verificar que os "nossos" e-professores estão bastante empenhados em desempenhar bem o seu papel. E reforço o valor pedagógico das contribuições positivas, cujo impacto se pode verificar na motivação dos alunos.

Posto isto, penso que a taxa de abandono por parte dos alunos neste mestrado, deve ser bastante reduzida.:-)

Até já,

Telma
---------------------------------------------------


Sem comentários:

Enviar um comentário