Tema 3: Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online
Objectivo:
"A Actividade 3 tem como objectivo proporcionar uma análise, reflexão e discussão sobre as perspectivas, princípios e modalidades/estratégias que têm vindo a emergir na literatura que aborda as questões específicas da avaliação das aprendizagens no contexto da educação online."
Competências a desenvolver:
•Caracterizar perspectivas sobre a avaliação das aprendizagens em contexto online.
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O que fazer?
1) Constituição livre dos pares;
2) Leitura e análise dos textos propostos;
3) Elaboração de um documento (3/4 pág.) sintetizando as grandes linhas de força sobre o tema em estudo, complementada com uma breve reflexão final sobre o mesmo; A abordagem realizada poderá ser complementada com recurso a outras fontes, consideradas relevantes, para além das expressamente indicadas.
4) Apresentação do trabalho realizado ao Grupo turma no Forum da Actividade 3
Apresentação no Forum da Actividade 3 até ao dia 20 de Dezembro
5) Debate sobre os trabalhos apresentados.
Discussão em forum entre dias 21 a 30 de Dezembro
Recursos:
BARBERÀ, E. (2006) “Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación”. RED. Revista de Educación a Distancia, Año V. Número monográfico VI.
http://www.um.es/ead/red/M6/
BARREIRO-PINTO, I. A. e SILVA, M. (2008 ). “Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa”, Revista Educação, Formação e Tecnologias, vol. 1 (2 ), pp. 32-39. Disponível online em http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/59/40
GOMES M. J. (2009) "Problemáticas da avaliação online" Actas da VI Conferência Internacional das TIC na Educação - Challenges 2009. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9420/1/Challenges-09-mjgomes.pdf
PRIMO, Alex (2006) "Avaliação em processos de educação problematizadora online". In: Marco Silva; Edméa Santos. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, v. , p. 38-49.
http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/EAD5.pdf
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O que foi feito?
No âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, formei par com o colega Marco Freitas na análise dos três textos, colocados na bibliografia da actividade e mais um por nós seleccionado. O método trabalho de pares revelou-se bastante produtivo.
Foi elaborada uma síntese base nos três artigos sugeridos pela professora e noutro que julgámos ter evidenciado alguns aspectos também importantes. Iniciamos uma selecção dos pontos mais importantes de cada artigo e que considerámos relevantes para a temática em estudo e procurámos articular as diferentes perspectivas dos vários autores e construir um texto conciso mas completo.
Cada elemento, procedeu a uma leitura individual de cada um dos artigos acima referido, enumerando os pontos fortes, que posteriormente foram colocados num Googledoc criado para o efeito, uma vez que esta ferramenta permite criação colaborativa de Documentos. Posteriormente, foi compilado para o processador de texto, onde foram realizados alguns ajustes para depois ser convertido no documento que foi disponibilizado.
O trabalho realizado a pares favoreceu a tomada de consciência acerca das decisões a tomar, pois este par já havia trabalhado anteriormente, e todas as decisões e opções são tomadas em conjunto.
Depois de concluída a síntese optámos por disponibilizá-la online recorrendo à aplicação Slideshare. Em seguida apresento e dispobibilizo o produto resultante desta actividade.
Após a disponibilização do recurso resultante da Actividade 3 sobre a temática avaliação das aprendizagens em contexto online, seguiu-se um debate muito interessante e no qual contribui com algumas mensagens.
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