sábado, 8 de janeiro de 2011

Actividade - 3

Tema 3: Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online

Objectivo:

"A Actividade 3 tem como objectivo proporcionar uma análise, reflexão e discussão sobre as perspectivas, princípios e modalidades/estratégias que têm vindo a emergir na literatura que aborda as questões específicas da avaliação das aprendizagens no contexto da educação online."

Competências a desenvolver:

•Caracterizar perspectivas sobre a avaliação das aprendizagens em contexto online.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
O que fazer?

1) Constituição livre dos pares;

2) Leitura e análise dos textos propostos;

3) Elaboração de um documento (3/4 pág.) sintetizando as grandes linhas de força sobre o tema em estudo, complementada com uma breve reflexão final sobre o mesmo; A abordagem realizada poderá ser complementada com recurso a outras fontes, consideradas relevantes, para além das expressamente indicadas.

4) Apresentação do trabalho realizado ao Grupo turma no Forum da Actividade 3

Apresentação no Forum da Actividade 3 até ao dia 20 de Dezembro

5) Debate sobre os trabalhos apresentados.

Discussão em forum entre dias 21 a 30 de Dezembro

Recursos:
BARBERÀ, E. (2006) “Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación”. RED. Revista de Educación a Distancia, Año V. Número monográfico VI.
http://www.um.es/ead/red/M6/

BARREIRO-PINTO, I. A. e SILVA, M. (2008 ). “Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa”, Revista Educação, Formação e Tecnologias, vol. 1 (2 ), pp. 32-39. Disponível online em http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/59/40

GOMES M. J. (2009) "Problemáticas da avaliação online" Actas da VI Conferência Internacional das TIC na Educação - Challenges 2009.
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9420/1/Challenges-09-mjgomes.pdf

PRIMO, Alex (2006) "Avaliação em processos de educação problematizadora online". In: Marco Silva; Edméa Santos. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, v. , p. 38-49.
http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/EAD5.pdf


--------------------------------------------------------------------------------------------------
O que foi feito?

No âmbito da unidade curricular de CAEL do Mestrado de Pedagogia em Elearning da Universidade Aberta, formei par com o colega Marco Freitas na análise dos três textos, colocados na bibliografia da actividade e mais um por nós seleccionado. O método trabalho de pares revelou-se bastante produtivo.

Foi elaborada uma síntese base nos três artigos sugeridos pela professora e noutro que julgámos ter evidenciado alguns aspectos também importantes. Iniciamos uma selecção dos pontos mais importantes de cada artigo e que considerámos relevantes para a temática em estudo e procurámos articular as diferentes perspectivas dos vários autores e construir um texto conciso mas completo.

Cada elemento, procedeu a uma leitura individual de cada um dos artigos acima referido, enumerando os pontos fortes, que posteriormente foram colocados num Googledoc criado para o efeito, uma vez que esta ferramenta permite criação colaborativa de Documentos. Posteriormente, foi compilado para o processador de texto, onde foram realizados alguns ajustes para depois ser convertido no documento que foi disponibilizado.
O trabalho realizado a pares favoreceu a tomada de consciência acerca das decisões a tomar, pois este par já havia trabalhado anteriormente, e todas as decisões e opções são tomadas em conjunto.

Depois de concluída a síntese optámos por disponibilizá-la online recorrendo à aplicação Slideshare. Em seguida apresento e dispobibilizo o produto resultante desta actividade.







Após a disponibilização do recurso resultante da Actividade 3 sobre a temática avaliação das aprendizagens em contexto online, seguiu-se um debate muito interessante e no qual contribui com algumas mensagens.



Sem comentários:

Enviar um comentário